home-inicio
EuVejo - Daiana Garbin - 2018 Anorexia Nervosa: A anorexia tem três características essenciais: restrição drástica de ingestão de alimentos; medo intenso de ganhar peso e distorção na percepção corporal. Algumas pessoas, mesmo extremamente magras (abaixo do peso mínimo normal), sentem-se muito gordas e acham que precisam emagrecer cada vez mais. Para isso, restringem ao máximo a ingestão de alimentos e usam artifícios inapropriados para eliminar a pouca comida ingerida, geralmente por meio do uso de laxantes e diuréticos ou provocando vômito. Quem explica é o Dr. José Carlos Appolinario, Psiquiatra, Professor Doutor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e Coordenador do GOTA - Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares.
- Transt. alimentares em adultos: diagnóstico e tratam. - 2018 - Canal da Psiquiatria - 2017 O QUE É COMPULSÃO ALIMENTAR ? - Espaço Clif - 2016 Palestrante: José Carlos Appolinário - É possível ficar dependente de comida? A palestra vai apresentar uma revisão do conceito de adição por comida e suas relações com as adições comportamentais e por substâncias, que são muito controversas. Por fim irá discutir a validade do diagnóstico de adição por comida levando em consideração as evidências atuais que apoiam este fenômeno clínico. - ABPTV - Transtornos alimentares em adultos: diagnóstico e tratamento - 2015 Participam desta edição: - Dr. José Carlos Appolinário: médico psiquiatra; Mestre e Doutor em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coordenador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB/UFRJ e Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia, e do Ambulatório de Depressão Resistente do IPUB/UFRJ (DeReTrat). - Dra. Fátima Vasconcellos: médica psiquiatra, Diretora Secretária Adjunta da ABP, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Psicoterapia e Psiquiatria Forense pela ABP/AMB, Chefe de Clínica do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro. Professora Associada da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-RJ. - Dr. Bruno Nazar: médico psiquiatra; Professor da Pós-graduação em Psiquiatria e coordenador do ambulatório do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares do IPUB-UFRJ-IEDE (GOTA) e Pesquisador visitante senior do King’s College – London.
compulsao-alimentar-ufrj

Estudo sobre Compulsão Alimentar no Rio - 2019

COMPULSÃO ALIMENTAR NO RIO é um estudo epidemiológico que pretende avaliar o comportamento alimentar em geral, a prevalência do transtorno da compulsão alimentar, assim como aspectos da saúde fisica e mental da população da cidade do Rio de Janeiro. Para isso, serão avaliadas as condições de saúde de 2.500 indivíduos entre 18 e 60 anos, residentes na cidade. As informações obtidas com essa pesquisa serão muito importantes, não para que possamos conhecer melhor a frequência com que as alterações do comportamento alimentar ocorrem na nossa sociedade, como também entendermos qual o seu impacto na vida dos indivíduos.
home-inicio